Qual a matéria devo estudar mais?

Todo estudante – seja para concurso, Enem ou vestibular – tem a mesma dúvida: Qual matéria eu devo dar mais atenção para o dia da prova? Será que devo estudar todas as matérias da mesma forma? De antemão, já te adianto que você deve sim dar mais atenção a algumas matéria do que a outras. Se você quer saber quais são essas matérias se liga nesse artigo.

Estudar matéria

Eu sempre digo que, nos dias de hoje, só estudar não basta para passar em uma prova. Com a concorrência mais qualificada e o nível de dificuldade da prova mais alto, o estudante deve ser inteligente e estrategista. Por isso, aliado aos estudos o candidato deve saber fazer pesquisas e estar atualizado sobre a sua prova. Uma dica é utilizar as apostilas do Caderno do aluno 2017.

Concurso

As provas não mudam muito e o que é cobrado também não. Por isso, se você está fazendo concurso, pegue provas antigas que foram aplicadas ao cargo que você pretendo prestar. Lá é possível ver quantas questões foram cobradas em relação a cada disciplina. A partir daí, monte seu plano de estudo e veja quais as matérias que você deve dar uma maior carga horária de estudos.

Mas não é tão simples assim. Não é só baseado na última prova que você vera qual matéria deverá se dedicar mais. Pense comigo, se a disciplina mais cobrada for língua portuguesa, por exemplo, e você já tenha um domínio nessa matéria, você poderá se dedicar a uma disciplina que não tenha tanta afinidade.

Ao estudar, a maioria dos candidatos resolve se dedicar mais àquelas matérias que tem mais afinidade. Mas isso não dá certo e, quase sempre, acaba levando à reprovação. Você deve se dedicar àquelas matérias que têm menos afinidade ou que não entende muito bem. Afinal de contas, as matérias que você já tem um grande conhecimento é capaz que acerte naturalmente no dia da prova.

Enem e vestibulares

Se você vai fazer a prova para Enem ou vestibulares as dicas de cima também valem. Na verdade é até mais fácil, pois geralmente já vem especificado qual a quantidade de questões será cobrada em cada disciplina e qual seu peso. Com base nisso você pode montar seu plano de estudos. Sabendo, assim, qual matéria deve estudar mais.

Se você não dá conta de estudar por muito tempo as disciplinas que você não gosta, tente revezar. Estude uma hora da matéria que você gosta e estude duas horas a matéria que não gosta. É uma forma fácil de se dedicar a todas as matérias e fechar o edital.

Se mesmo assim você não conseguir aprender a disciplina, procure ou forme grupos de estudo, onde você ensina as matérias em que é craque e aprende as que tem dificuldades.

Então, lembre-se: escolher qual matéria estudar depende do cargo ou área que você pretende passar, mas as dicas acima servem para qualquer caso.

 

admin

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *